terça-feira, 5 de julho de 2011

“O valor da ação não decorre do grau de importância em si mesma, mas do grau de presença, disponibilidade,doação e amor oferecidos”

A comunidade de Linha Paese pertencia a Desvio Blauth, uma localidade vizinha, e nela moravam trabalhadores da Viação Férrea, constituída por em média quinze famílias que trabalhavam na manutenção da ferrovia. Esta era de suma importância, pois os alimentos vinham de Montenegro, chegando a Desvio Blauth e Nova Sardenha. Também era dependente da ferrovia o comércio de tijolos e lenha, principais atividades econômicas da localidade.
Fortunato Paese, um dos filhos de Carlos, juntamente com seus irmãos, insatisfeitos pela difícil acessibilidade à Igreja, batalharam por ajuda dos municípios vizinhos para a construção de uma capela na comunidade. Conseguiram a ajuda do bispo D. José Baréa, de Caxias do Sul. A igreja foi construída em 1955. A Padroeira Santa Maria Goretti foi escolhida pelo bispo, por ser protetora das crianças e dos jovens.


A Capela Santa Maria Gorette, em 1984, com alunos da Escola Carlos Paese. Ao Fundo, lateral da Escola.



Os irmãos também construíram um galpão, uma escola, salão e campo de futebol, levando o nome da família por sua garra em vencer, pela dedicação, união, trabalho, fé, religiosidade e doação. 


A Capela Santa Maria Gorette em Julho de 2011. Uma das características atuais é a revitalização da Praça da comunidade, com pavimentação e paisagismo. Ao fundo, Ginásio da Comunidade de Linha Paese



Nenhum comentário:

Postar um comentário